quarta-feira, 28 de abril de 2010

Serviço Social na Contemporaneidade

Para falar de serviço social na contemporaneidade se faz necessário uma retrospectiva na sua história. O "cuidar" dos menos favorecidos existe desde a idade antiga, os velhos, pobres e viúvas, eram responsabilidades da família, clã ou tribo a que pertencia.

Na idade média, na sociedade feudal a caridade era considerada virtude para alcançar a salvação, a igreja assumia a assistência social devido aos grandes problemas sociais, tinha um caráter assistencialista. Na idade moderna, com o fim do sistema feudal, nasce o capitalismo e com ele uma nova classe social(a burguesia), grupo dominante, capaz de transformar os meios de produção, dedicava-se a atividades comerciais com o objetivo de obter lucro, ela assume a assistência.

Dos conflitos do Capital X Trabalho, surge o serviço social que atua a partir das desigualdades sociais e ao decorrer dos anos ele adquire caráter público, acontece a profissionalização com a lei federal 8.662/93, aparece a necessidade de atuações em prisões, hospitais, escolas e em muitas outras áreas da sociedade. Seu enfretamento se dá através de políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário