segunda-feira, 12 de abril de 2010

Questão social

A Questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista.' É a manifestação no cotidiano da vida social da contradição entre o proletraiádo e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão (Marilda Iamamoto).
A questão social já passou por várias fases; a pré- questão social, a questão social e a nova questão social (que é a atual).
1-A pré- questão social: Nasceu no período da primeira revolução industrial, quando o trabalho nas fábricas e a condição de moradia dos trabalhadores eram desumanos. Esta situação gerava protesto dos trabalhadores, que eram violentamente reprimidos.
2-A questão social: O capitalismo entra em fase de maturação, a questão social levantada era o conflito entre capital e trabalho, e exigia a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária.
3-A nova questão social: Refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista madura,trazendo consigo a degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho. Quando o estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário