quarta-feira, 14 de abril de 2010

Postura Profissional: Formação Ética

A postura profissional está relacionada à formação profissional;
ao discutirmos a formação profissional, analisamos a construção da identidade;
seu perfil no desenvolver as ações.
Possibilita inserir o assistente social no seio das discussões referentes ao processo histórico e de profissionalização do curso de serviço social desde o seu surgimento até os dia de hoje.
Há complexibilidades que se inserem nas relações de formação da postura profissional, esta exige o entrosamento, ainda que imperfeito, de várias áreas que compõem a identidade e o perfil profissional (ética, grade curriculares,etc).
A formação profissional é generalista, permitindo apreender as questões sociais e psico sociais com uma base teórico-metodológica direcionada à compreensão dos processos relacionados à economia e política da realidade brasileira, contexto onde se gestam as políticas sociais para atendimento às mazelas da sociedade.
—Para um competente exercício profissional é necessário um continuado investimento na qualificação, podendo dispor de cursos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado disponível no mercado.
O(a) Assistente Social deve desenvolver como postura profissional à capacidade crítica/reflexiva para compreender a problemática e as pessoas com as quais lida, exigindo-se a habilidade para comunicação e expressão oral e escrita, articulação política para proceder encaminhamentos técnico-operacionais, sensibilidade no trato com as pessoas, conhecimento teórico, capacidade para mobilização e organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário